quarta-feira, 10 de julho de 2013

FINANÇAS

Nesta Área Temática, disponibilizamos todas as contas de finanças municipais coletadas no sítio da STN – Secretaria do Tesouro Nacional/FINBRA (www.tesouro.fazenda.gov.br). O período escolhido para demonstração destas contas inicia no ano 2000. As contas estão subdivididas por blocos de Receitas e Despesas Municipais. Além disso, estas referências estão todas organizadas num organograma. Este organograma tem como objetivo facilitar o usuário no encontro correto da hierarquia das contas que se está pesquisando. Os organogramas são encontrados por ano, e pode-se, clicando em cada boxe, acessar a cifra pesquisada.
A construção desta área resultou na análise dos documentos e nas bases disponíveis no sítio da STN. Cada bloco de conta, por ano, foi lida e comparada para a construção do organograma. Além disso, pesquisamos a definição de cada conta, coletado no sítio www.muninet.org.br, respeitando suas fontes.

IDH - ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO


O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulga todos os anos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A elaboração do IDH tem como objetivo oferecer um contraponto a outro indicador, o Produto Interno Bruto (PIB), e parte do pressuposto que para dimensionar o avanço não se deve considerar apenas a dimensão econômica, mas também outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana.
No IDH estão equacionados três sub-índices direcionados às análises educacionais, renda e de longevidade de uma população. O resultado das análises educacionais é medida por uma combinação da taxa de alfabetização de adultos e a taxa combinada nos três níveis de ensino (fundamental, médio e superior). Já o resultado do sub-índice renda é medido pelo poder de compra da população, baseado pelo PIB per capita ajustado ao custo de vida local para torna-lo comparável entre países e regiões, através da metodologia conhecida como paridade do poder de compra (PPC). E por último, o sub-índice longevidade tenta refletir as contribuições da saúde da população medida pela esperança de vida ao nascer.
A metodologia de cálculo do IDH envolve a transformação destas três dimensões em índices de longevidade, educação e renda, que variam entre 0 (pior) e 1 (melhor), e a combinação destes índices em um indicador síntese. Quanto mais próximo de 1 o valor deste indicador, maior será o nível de desenvolvimento humano do país ou região.

Fonte: PNUD/Atlas de Desenvolvimento Humano (http://www.pnud.org.br/)

FOTOS

COMUNIDADE UBIM
PRAÇA DO FUXICO



TRAPICHE MUNICIPAL

IGREJA DE FARO

ORLA DA CIDADE

PALHOÇA

PRAÇA DA MATRIZ

DADOS GERAIS DO MUNICÍPIO

A População Total do Município era de 10.037 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).

Sua Área é de 11.766,50 km² representando 0.9431% do Estado,
0.3054%
 da Região e 0.1385% de todo o território brasileiro.Seu IDH é de 0.623 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Ano de Instalação: 1935 Microrregião: Óbidos Mesorregião: Baixo Amazonas Altitude da Sede: 31 m Distância à Capital: 918.7164Km Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

INDICADORES DE EDUCAÇÃO


Esta Área temática engloba dados e indicadores referentes à educação brasileira. As informações estão organizadas por nível e tipo de ensino, séries e faixas etárias. Os dados/indicadores foram pesquisados em instituições responsáveis pelo assunto, tais como, INEP - Ministério da Educação, IBGE e Atlas de Desenvolvimento Humano – PNUD.

O menu de Educação apresenta vários indicadores de diversas fontes de pesquisa. Este bloco reúne resultados de matrículas, número de professores, número de estabelecimentos de ensino, analfabetismo por faixa etária, anos de estudo da população, freqüência escolar, evasão, e outros. Os Dados/Indicadores estão revelados por ano, onde cada um apresenta um recorte particular. No geral, estão agrupados nos períodos de 1991; e de 2000 a 2003; com exceção de alguns indicadores que possuem o ano de 2004.

FESTA E EVENTOS DO MUNICÍPIO

29 de julho
Festival Folclórico de Nova Maracanã
No mês de julho,  no dia 29 acontece o Festival Folclórico do Distrito de Nova Maracanã que tem como atração os bumbas “Tira Prosa” e “Cacau”.
  
Do 2º ao último Domingo de junho
Festa de São João Batista

O principal acontecimento do ano é a Festa de “São João Batista”, padroeiro da cidade, que acontece no segundo domingo do mês de junho até o último domingo do mês.

29 de Abril a 06 de maio
Festa do Divino Espirito Santo
De domingo a domingo, entre 29 de abril e 06 de maio, foram oito dias realmente especiais para o bairro do Porto de Cima, em Faro(PA). Foi durante esse período que centenas de pessoas para lá se dirigiram para prestigiar e tomar parte das festividades em louvor ao Divino Espírito Santo. Tudo começou com o Círio (realmente emocionante, com as luzes iluminando o rio durante o percurso), e prosseguiu até o domingo, em que aconteceu a final dos diversos concursos e também do 1º Desafio das Escolas, do qual a Escola Flora Teixeira sagrou-se vencedora.
Além das missas, leilões, bingos e shows musicais ajudaram a manter o recinto em que foram realizadas as festividades sempre cheio, dia após dia.
Uma festa bem organizada, que a cada ano cresce e aparece como uma dentre as melhores do calendário do município de Faro. Fruto do trabalho dos que fazem parte da comissão responsável por esse evento, que a população local e também de cidades vizinhas prestigia, comparecendo em massa.
Vida longa às Festividades do Divino Espírito Santo e parabéns ao simpático bairro do Porto de Cima, palco desse acontecimento. (ZFF)
fevereiro
Festa de Nossa Senhora da Saúde
No mês de fevereiro acontece a Festa de “Nossa Senhora da Saúde”, nos dias 01 e 02.
20 de Janeiro Festividade de São Sebastião
O município de Faro é rico em manifestações religiosas e outros. O calendário de festividade começa com a Festa de “São Sebastião”, no dia 20 de janeiro.